Thursday, April 13, 2006

CONFERÊNCIA IACP 2007

CONFERÊNCIA IACP 2007
Fundamentos da Culinária: cultivando nossas raízes profissionais


Associação Internacional de Profissionais de Cozinha
29ª Conferência Anual Internacional
Chicago USA de 11 a 14 de Abril 2007




Com todas as mudanças tecnológicas do século XXI, torna-se mais importante do que nunca, examinar as raízes da nossa culinária. Como nossas origens influenciam nossos caminhos? Que elementos das nossas vidas-política,cultura,economia, meio ambiente- afetaram nossas escolhas no passado e quais seriam primordiais agora? Existem tradições pelas quais devemos lutar para manter? Existem outras que podemos deixar desaparecer?

Venha participar da 29ª conferência anual internacional do IACP. Este ano exploraremos nossos fundamentos pessoais e profissionais. Vamos indagar, argumentar, pensar e aprender na companhia de alguns dos mais influentes pensadores e artesãos da culinária, com o intuito de preparar o caminho da alimentação para as gerações vindouras.

SESSÕES PLENÁRIAS DE 2007


12 de Abril, Quinta-feira
Os negócios da alimentação:orgânicos viram a principal corrente

O consumidor está mais consciente do que nunca em relação aos produtos orgânicos.Esta indústria de 15 bilhões de dólares apresenta taxas anuais de crescimento de dois dígitos e agora as principais cadeias de supermercado,como a Walmart estão aderindo a esse segmento com toda força. Mas será que os orgânicos vão permanecer como um canal principal na alimentação? Será que os orgânicos podem manter sua identidade como escolha alimentar “alternativa e saudável” no meio de um supermercado? E será que o consumidor continuará a comprar um alimento que em geral custa mais caro? Estes são desafios que as companhias que investem nesse setor estão enfrentando. Esta sessão vai falar das experiências, dos caminhos a seguir, olhando para o alimento orgânico não só como uma tendência para o consumidor mas como a moda do momento para grandes firmas.



Samuel Fromartz, moderador autor de Organics Inc
Michael Ableman, do Centro de Agricultura Urbana em Fairview Gardens CA
Jim Adams,diretor de marketing de Chiplote Mexican Grill
Howard Brandeisky,vice presidente de iniciativas estr´tegicas de marketing da Kraft Food of America

13 de Abril, Sexta-feira
Gastronomia Molecular

Para Monsieur Hervé This a Gastronomia Molecular é uma ciência enquanto a Culinária Molecular é uma arte. Nesta sessão plenária Mr. This vai revelar essa distinção com três exemplos. Ele vai mostrar como um infinito número de ingredientes podem ser combinados em misturas tão revolucionárias como a invenção da mayonnaise e como uma invenção conhecida como “pianocktail”pode criar automaticamente esses produtos desde que o computador esteja programado com a fórmula.Em seguida, conduzirá uma análise de Arte Culinária, mostrando, em diferentes maneiras, como os alimentos podem ser combinados no espaço e em particular,como isso poderia levar à criação de carnes e vegetais artificiais. Finalmente Mr. This vai demonstrar inovações ímpares em como as técnicas culinárias podem ser reinventadas. Explanações e ilustrações sobre esses ensinamentos científicos serão apresentados.



Hervé This,diretor científico da Food Science & Culture Foundation

14 de Abril, Sábado
Da Diáspora à dieta atual:como as transformações culturais ao redor do mundo afetaram a disponibilidade e a utilização de ingredientes nativos

A população mundial continua a mudar.Ainda que muitos imigrantes busquem uma vida melhor em um outro país,inevitavelmente eles se voltam às suas raízes e frequentemente, a única maneira pela qual conseguem trazer seu passado é através da comida. Mas, nem sempre foi fácil refazer as tradições alimentares. Há dez anos atrás,sair em busca de ingredientes autênticos, era muito complicado e nem sempre valia a pena. A volta à agricultura familiar,as entregas rápidas além de uma forte procura por cozinhas étnicas autênticas, aumentaram a disponibilidade de ingredientes tanto para os chefs como para as cozinhas caseiras. Esse novo mercado tornou ainda mais fácil refazer as tradições do passado. Mas,estaremos verdadeiramente honrando o passado enquanto procuramos constantemente tudo que é novo? Esse painel focaliza exatamente como a imigração tem afetado as tradições e costumes culinários na cozinha. A sessão verá as questões não só dos chefs modernos e cozinheiros familiares como também dos consumidores e firmas de alimentação.



Steve Dolinsky ,moderador,repórter gastronômico:ABC 7 News (Chicago), WBEZ(Chicago Radio) e Public Radio International’s “The World”
Rick Bayless, chef/proprietário dos restaurantes Frontera Grill&Topolobambo,Chicago
Clçaudia Roden,escritora gastronômica
Vikram Vij, chef/proprietário dos restaurantes Vij’s e Rangoli, em Vancouver BC

Portuguese translation courtesy of Margarida Nogueira, Brasil

No comments: